Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas vão estagiar nas instituições acolhidas pelo FAS
Aconteceu no dia 10 de janeiro a assinatura de Protocolo entre o Instituto De Desenvolvimento Local (FAS) e a Universidade Jean Piaget de Angola, na sala magna do Conselho Científico da Unipiaget.
No acto, o reitor da universidade Professor Doutor Samuel Carlos Victorino enalteceu a importância desta parceria, afirmando que o ensino não é apenas feito de teoria, mas também de prática. " Sempre que temos a oportunidade de colocar os nossos estudantes em contextos práticos, podemos ter uma ideia do exercício da nossa futura profissão.”
O reitor disse ainda que estabelecer parceria com o Instituto de Desenvolvimento Local é um privilégio por ser uma instituição com presença em todo o país. “Essa presença da FAS dá a possibilidade de colocar os estudantes da nossa academia onde o FAS está presente e sabemos que para além dos estágios comunitários pretende avançar com projectos de investigação científica e estamos naturalmente abertos para isso", culminou.
Por sua vez, o Director Geral do FAS Belarmino Jelembi agradeceu e reconheceu o empenho da universidade.
Belarmino Jelembi fez saber que o programa de estágio iniciou em 2021 e conta com dois objectivos fundamentais: o
primeiro é proporcionar aos recém-formados uma oportunidade para irem ao campo aprender e ganharem experiência que permita passarem para o mercado de trabalho e o segundo é abrir ao Instituto de Desenvolvimento Local às instituições de pesquisa e de ensino superior.
O Director Geral do FAS deu a conhecer que neste momento o Instituto de Desenvolvimento Local controla cerca de 200 estagiários, na qual uns já terminaram a formação e outros continuam, frisando ainda, que o processo está presente nas dezoito províncias do país.
Um dos beneficiários do programa de estágio, Mauro Augusto contou que o Instituto de Desenvolvimento Local é muito diferente das demais instituições porque acolhe os estagiários como parte da equipa. “Tivemos a oportunidade de colocar em prática o nosso conhecimento teórico, aprendemos muito, viajamos pelo país e conhecemos outras realidades.
Mauro Augusto disse também que durante este período trabalharam principalmente em dois eixos de pesquisa, a violência baseada no género e as comunidades tradicionais historicamente desfavorecidas da áfrica Subsariana.
Os beneficiários deste programa de estágio foram os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Jean Piaget de Angola.
Por Idianete Tavares