Neste mundo em profundas mudanças e aceleradas transformações sociais, económicas, políticas e culturais, a intervenção de profissionais, designadamente, os sociólogos para conhecer os actores e compreender os factores, as causas, as tendências e os resultados dessa evolução tem sido uma necessidade crescente em qualquer sociedade.
A sociologia é, neste contexto, um ramo científico particularmente vocacionado para este tipo de análise e reflexão. A Licenciatura em Sociologia pretende contribuir para um processo de reflexão endógena da realidade angolana, por via da formação e capacitação de quadros, academicamente, adestrados e deontologicamente preparados para participarem no diagnóstico da realidade e na explicação dos fenómenos sociais que a determinam.
A licenciatura dota os futuros Sociólogos de uma formação consistente nos métodos e técnicas de investigação e de intervenção social podendo desenvolver competências de compreensão sociológica da actualidade, assim como progredir no uso de conhecimentos sociológicos em ambientes de práticas profissionais e em contextos de investigação científica.
Os licenciados em Sociologia estarão, de forma vincada, dotados de uma capacidade de reflexão e análise teóricas, aliada a um poder de intervenção quotidiana nos mais diversos espaços de trabalho ou de actuação como cidadãos, tanto na esfera pública quanto na esfera privada o que lhes permitirá uma inserção adequada no mercado de trabalho em:
Empresas e Organizações;
Ensino e Investigação;
Municípios e Desenvolvimento Regional;
Cultura e Comunicação;
Administração Pública e Políticas Sociais.
O curso tem a duração de quatro (4) anos lectivos.