servacademicos@unipiaget-angola.org +244 929 815 107
       

COMUNIDADE ACADEMICA DA UNIPIAGET ALERTADOS SOBRE A PREVENÇÃO DA CÓLERA

Início > Notícias > COMUNIDADE ACADEMICA DA UNIPIAGET ALERTADOS SOBRE A PREVENÇÃO DA CÓLERA

A comunidade académica da Universidade Jean Piaget de Angola, reuniram-se, nesta quinta-feira, 23 de janeiro para refletir sobre a disseminação do surto da cólera no país, em uma palestra de que foi orador Boace Boaventura, docente universitário.

A cólera é uma patologia transmitida pela bactéria vibrião colérico que em contacto com o organismo liga-se à parede intestinal causando alteração do fluxo normal no sódio e cloreto a nível do corpo humano.

O palestrante Boace Boaventura, apontou a união como a maior arma para o combate da doença, considerando as comunidades como principais lugares para a promoção da saúde pública. “Precisamos investir na prevenção pois o surto uma vez erradicado não pôde ressurgir, isso mostra que falhamos nalguma coisa, portanto devemos unir forças para colmatarmos esta doença em Angola”, disse.

O docente aconselhou, igualmente, os participantes a lavagem das mãos sempre que necessário e o consumo de água tratada para se evitar a propagação do vibrião colérico.

Presente na actividade, o Secretário Geral da UniPiaget, MSc. Tadeu Chissanguela considerou a Universidade um órgão vector na transmissão de informações para as comunidades. “Nós somos embaixadores nas comunidades onde vivemos. Os números vão aumentando e as pessoas que morrem são próximas a nós, por isso, devemos alertar a população para a prevenção ", apelou.

De referir, que esta actividade foi realizada pela Coordenação do Curso de Enfermagem em apoio aos esforços do Ministério da Saúde em prol da prevenção da cólera, surto que já tem casos registados nas províncias de Luanda, Bengo, Icolo e Bengo e Malanje.

23 de janeiro de 2025