A Universidade Jean Piaget de Angola, acolheu hoje 21 de maio, as celebrações antecipadas do dia de África, acolhendo a palestra subordinada ao tema: A história do Semba de Angola, o Samba do Brasil, o Tango da Argentina e o Rumba de Cuba”
A acção promovida pela Liga Africana é parte de um simpósio cultural sobre “a importância da cultura nacional” e enquadra-se nas celebrações do 50º Aniversario da Independência Nacional”.
Segundo Dr. Pedro da Rosa, o Semba é uma dança angolana que impulsionou o surgimento do Samba brasileiro; enquanto o Tango é um estilo de dança Argentina, com influências africanas e europeias e a Rumba teve origem com a chegada de tribos africanas levadas à Cuba pelos espanhóis, mais precisamente da região de língua quimbundo, (Angola) e são reminiscências da colonização portuguesa e espanhola no mundo.
Na atividade, estiveram presentes o Magnífico Reitor da Universidade, Prof Catedrático Samuel Carlos Vitorino, O presidente da Liga Africana Dr. Óscar Guimarães, e outras individualidades importantes.