servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

Cerimónia Oficial do 22º Aniversário da Universidade Jean Piaget de Angola

Início > Notícias > Cerimónia Oficial do 22º Aniversário da Universidade Jean Piaget de Angola

Administrador Demétrio de Sepúlveda garante que o Município de Viana está pronto para cooperar com a Universidade na solução dos problemas sociais.

Depois das actividades realizadas em homenagem ao aniversário da instituição, realizou-se na passada quinta-feira 16 de Junho de 2022, no Auditório 4, a cerimónia oficial que assinalou o 22º ano de existência da Universidade Jean Piaget de Angola.

A comemoração contou com a participação do Administrador Municipal de Viana Demétrio de Sepúlveda, Magnífico Reitor da Universidade Prof. Dr. Samuel Carlos Victorino, Presidente da AIPA Engº. Mário Rui Ferreira, Fundador da AIPA Dr. António Oliveira Cruz, Prof. Catedrático Carlos Mariano Manuel, Decanos, Coordenadores, Professores, Estudantes de distintos cursos de instituição e convidados.

Na primeira intervenção da cerimónia, o Magnífico Reitor Prof. Dr. Samuel Carlos Victorino fez saber que a celebração da Piaget nesse dia deve-se ao fundador da Associação Instituto Piaget de Angola Dr. António Oliveira Cruz, que em 1999 lançou a primeira pedra para construção do Campus Universitário de Viana. Continuando, acrescentou que a universidade cresceu bastante e já formou mais de dez mil licenciados no ramo do saber, agrupados em 17 Cursos de Licenciatura e 6 de Mestrado.

Questionando sobre os reptos da UniPiaget, o Magnífico Reitor disse ser a potencialização de três domínios, nomeadamente, o ensino, a investigação e a extensão. Por outro, fazer com que todos os actores da instituição sejam conduzidos para a questão da melhoria em termos de investigação científica. “Hoje é um dia de festa e de reflexão daquilo que foi feito e do que se deve fazer para continuar a afirmar a Piaget no contexto do subsistema de ensino em Angola”, disse.

Por sua vez, o Administrador do Município de Viana, Demétrio de Sepúlveda afirmou que a Administração Municipal de Viana está pronta para cooperar com a universidade na solução dos problemas sociais e outros do município.

Na sequência da actividade, o Prof. Dr. Carlos Mariano Manuel, apresentou a Aula Magna cujo tema foi “Ciência: generalidades sua procedência e opções de organização geral e institucional na sociedade”. Sublinhou estar honrado por ser convidado para comemoração do 22º ano de existência da Piaget.

O Secretário Geral da UniPiaget Dr. Tadeu Tchissanguela durante o evento empossou como Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil, M.Sc. Ângelo Abel Sapinãla e como Decano da Faculdade de Ciências e Tecnologias, Engº. Márcio de Jesus Sebastião. Posteriormente, foram homenageadas três personalidades na cerimónia, nomeadamente, o Prof. Catedrático Carlos Mariano Manuel com certificado de mérito académico, Dr. António Oliveira Cruz com o certificado de honra ao mérito e o Engº. Mário Rui Ferreira com certificado de mérito.

Em entrevista, o Prof. Catedrático Carlos Mariano Manuel frisou que a sua homenagem é uma renovação da responsabilidade que carrega há muitos anos com a contribuição e intervenção na sociedade. “Esse é um testemunho que levo hoje desta prestigiada universidade”, enfatizou.

Perto do fim da cerimónia, fez-se a entrega do troféu da 1º Edição do Torneio em Futsal “Pedro Domingos Peterson” realizado pela Liga dos Estudantes e pelo Centro Desportivo da universidade.

A Equipa do Curso de Engenharia Eletromecânica foi a vencedora da competição, em segundo lugar o Curso de Informática de Gestão e o Curso de Ciências Farmacêuticas foi considerada a equipa revelação da campeonato.

Ao melhor jogador e marcador, Luís Carlos Sebastião, foi atribuído um certificado, uma beca e uma mensalidade. O goleador afirmou que trabalhou bastante para ser o melhor do torneio, treinando com frequência e foco para alcançar o feito.

O evento encerrou com a intervenção do Presidente da AIPA Engº. Mário Rui Ferreira, que proferiu palavras de agradecimento aos presentes, acrescentando que celebrar a data é honrar os fundadores do projecto. Para o presidente da AIPA, hoje em dia já não se fala de ensino superior em Angola, sem se referir a UniPiaget.

Posteriormente, o Presidente da AIPA, fez o corte do bolo de festejo do 22º Aniversário da Universidade Jean Piaget de Angola.

Por: Júlio Paulo e Beatriz Manuel

22 de junho de 2022