servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

PALESTRAS SOBRE CARREIRA PROFISSIONAL E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Início > Notícias > PALESTRAS SOBRE CARREIRA PROFISSIONAL E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Há pessoas que pensam que são empreendedoras, quando de facto, cientificamente, não são. Crescer envolve renúncia e o sacrificar do seu tempo para pagar o preço para ser um bom profissional e um grande empreendedor, advertem especialistas.

Das actividades realizadas em alusão ao 22º Aniversário da Universidade Jean Piaget de Angola, realizou um Ciclo de Palestras sobre “Carreira Profissional e Finanças Comportamentais”, no Auditório 4, no dia 10 de Junho de 2022.

Foram palestrantes os Docentes Pedro Félix Zola, Consultor de Desenvolvimento de Negócios e Especialista em Liderança Avançada e Terêncio Gouveia, Gestor de Empresas.

Depois da intervenção do Vice-reitor para Área Académica e Vida Estudantil, Mestre Ângelo Sapinãla que agradeceu a presença dos participantes, o primeiro Prelector convidado a discorrer todo seu conhecimento sobre o “Conceito de Empreendedorismo destinado à criação de Empresa”, foi o Académico Terêncio Gouveia.

“Há pessoas que pensam que são empreendedoras, quando de facto, cientificamente, não são”, começou por advertir. Na sua opinião, o mundo banaliza o conceito de empreendedorismo.

O Gestor de Empresas sustentou os seus argumentos em Joseph Shumpeter que define o conceito de Empreendedor como “um inovador que promove a mudança, e desencadeia o processo de desenvolvimento económico”.

Defendeu ainda, que a inovação é uma ferramenta do empreendedor, e se não houver inovação, não há empreendedorismo. Outro autor, para sustentar a afirmação do especialista, foi a de Peter Drucker, “o empreendedor tem que ser alguém que assume risco, busca mudanças, reage a elas e explora as mudanças como sendo oportunidades” .

Terminou a apresentação com o seguinte desafio: “Enquanto for só mais uma empresa, não é, não pode ser considerado um empreendedor, para o ser, tem de haver inovação”.

O segundo tema foi orientado pelo Docente Pedro Félix Zola, intitulado o “Crescimento Pessoal e Profissional”. O Consultor de Desenvolvimento de Negócios começou por fazer a seguinte introdução: “Sabemos que pessoas saudáveis crescem, animais saudáveis crescem, árvores saudáveis crescem, plantas saudáveis crescem, organizações saudáveis também crescem. Se você não está a crescer na vida isto é anormal, porque a nossa natureza é de crescimento”.

Para o prelector, crescer envolve renúncia e o sacrificar do seu tempo para pagar o preço para ser um bom profissional e um grande empreendedor.

Ao longo da sua abordagem, o especialista abordou de forma resumida os cinco passos para se atingir o sucesso. 1) O crescimento tem de ser intencional e o segredo está nas palmas das mãos; 2) A existência de uma identidade positiva e vencedora; 3) O homem deve autoconhecer e ter propósito de vida; 4) Desenvolver seus talentos e usar o seu potencial; 5) Ter crenças fortalecedoras.

Ao terminar a sua exposição, o palestrante desafiou os participantes com os seguintes dizeres “Se não der para voar corra, se não der para correr ande, se não der para andar rasteje, mas, por favor, não fique parado”.

Encerrou o ciclo de palestras, o Vice-reitor para Área de Investigação e Pós-graduação, Prof. Doutor Paulo Inglês. Estiveram presentes ao acto, professores, trabalhadores não docentes, estudantes e interessados.

Por: Adalgisa Calombe



15 de junho de 2022