servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

O Papel da Extensão Universitária na Vida da Universidade

Início > Notícias > O Papel da Extensão Universitária na Vida da Universidade

A partir da extensão universitária, a universidade dirige-se a comunidade, e deixa de ser uma instituição preocupada com a produção de tecnologia e laboratórios, defende especialista

Dentro das actividades realizadas em comemoração ao 22° Aniversário da Universidade Jean Piaget de Angola, realizou-se no dia 9 de Junho de 2022, a palestra sobre “O papel da extensão universitária na vida da comunidade”.

A actividade teve como palestrante o Director Geral Adjunto para Área Científica e Pós-graduação da Escola Superior Pedagógica do Bengo, Professor Doutor Felizardo Costa. O professor começou por agradecer o convite feito pela Comissão Organizadora do evento, e saudou a Universidade Jean Piaget de Angola pelos seus 22 anos de existência.

Segundo o professor, a extensão universitária é uma forma diferente de ser e estar das universidades.

“A extensão universitária é uma forma de fazer a universidade trabalhar em sintonia com a comunidade. A partir da extensão universitária, a universidade dirige-se a comunidade, e deixa de ser uma instituição que está simplesmente preocupada com a produção de tecnologia e laboratórios, e passa a ser uma instituição que presta atenção as preocupações e demandas da comunidade” disse o Professor Doutor, Felizardo Costa.

Para o palestrante a extensão universitária tem como princípios: a produção do conhecimento; a participação da comunidade; a democratização do conhecimento; a valorização dos saberes populares e a troca de saberes sistematizados, académicos e populares.

O Professor defende que as universidades devem realizar a extensão universitária, porque ela contribui para a emancipação das sociedades. “A troca de ideias, e a criação de projetos que visam atender as precauções da comunidade, são as grandes características da extensão universitária”, salientou.

Salientou ainda, que a extensão universitária também tem o papel de fazer compreender, que apesar de vivermos a era da revolução industrial, ainda existe uma grande desigualdade social causadas por essa revolução industrial.

“Uma forma de diminuir as desigualdades sociais, é proporcionar dentro das comunidades o acesso às tecnologias e dar a elas a possibilidade de saberem o que está a ser produzido por intermédio da mesma" culminou o Professor.

A actividade que durou cerca de três horas contou com a presença de docentes, funcionários e estudantes.

Por: Filipa Maquimba



13 de junho de 2022