servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       

Capacitação Pedagógica

Início > Notícias > Capacitação Pedagógica

Docentes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas recebem acção formativa sobre a prática da Ética e Moral em contexto pedagógico

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Jean Piaget de Angola realizou uma Formação de Capacitação Pedagógica de 12 a 13 do mês de Maio de 2022, no Auditório Roberto de Almeida para os seus docentes e interessados.

Durante dois dias os docentes foram capacitados sobre como se relacionar com os estudantes, de como preparar e organizar as aulas, de como praticar a ética e a moral no contexto pedagógico. Receberam também informações sobre a prática da ética e cidadania na produção do conhecimento, do desenvolvimento pessoal, profissional e e sobre os aspectos metodológicos para a investigação em educação, nomeadamente as questões das monografias para orientadores e do papel do CTFC na gestão das mesmas.

O grupo de formadores foi constituído pelo Engenheiro Mário Rui, Doutor Paulo Inglês, Doutor Julien Zanzala, Doutor Matos Enoque, Doutor Vidal Machado, Mestre Maria José Ferreira, Mestre Dorivaldo Guedes e Dorivaldo Adão.

A abertura da capacitação foi da responsabilidade do Decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Ângelo Abel Sapinãla que informou que é uma mais-valia para que os docentes aprimorem a sua forma de pensar e agir na sala de aula e que é só o princípio, pois, que o objectivo é seguir com actividades do género.

No primeiro dia, a actividade foram abordados cinco temas e apresentados por cinco formadores onde o primeiro foi o engenheiro Mário Rui que destacou a importância da ética na educação superior como sendo um conjunto de práticas, atitudes ou formas de estar muito importantes para que todos- alunos, professores, funcionários, coordenadores e diretores-tenham uma convivência pacífica e pautada em princípios comuns.

Fez saber ainda que foi convidado a falar sobre um tema que muito lhe toca e sobre o qual adora conversar, e foi apenas isso que o levou lá, uma boa conversa com todos aqueles que querem ouvir as palavras e experiências de um mais velho sobre os valores, a ética, a moral e a cidadania.

O segundo momento do dia foi orientado pelo Doutor Paulo Inglês que falou sobre a Prática da Moral e Ética no contexto pedagógico.

O terceiro tema que abordou os conceitos pedagógicos, preparação e organização de aula pelo Doutor Matos Enoque. Advertiu, que um professor não pode sair da sala de aula mais cansado que o seu estudante, porque isso demonstra claramente um sinal de como o professor não preparou a sua aula e tenta explicar a matéria na base do improviso.

No final do primeiro dia foram apresentados ainda dois temas, Teorias Motivacionais. Razões Motivacionais e racionalidade, apresentado pelo doutor Vidal e Desenvolvimento pessoal e Profissional.

No segundo dia de formação o Professor Doutor Julien Zanzala abordou o tema sobre a “Metodologia e Investigação na Educação. Elencou as bases de como uma investigação deve ser efectuada mostrando diferença entre alguns conceitos metodológicos e científicos

Seguiram-se as apresentações, ainda sobre o assunto, dos Mestres Dorivaldo Guedes e Dorivaldo Adão. A última dissertação coube a directora do Gab-CTFC- Gabinete de Coordenação de Trabalho de Fim de Curso, Mestre Maria José Ferreira, que explicou o funcionamento da Área que dirige que faz a monotorização e a gestão das monografias.



Por Manuel Saheque

03 de junho de 2022