servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       

VISITA DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO A RÁDIO MARIA

Início > Notícias > VISITA DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO A RÁDIO MARIA

Estudantes do 3º Ano do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade Jean Piaget de Angola, visitam as Instalações da Rádio Maria

Realizou-se no dia 6 de Maio, uma visita dos estudantes do 3 º Ano do Curso de Ciências da Comunicação as instalações da Rádio Maria Angola, em Viana.

Tratou-se de uma actividade que teve como principal objectivo fazer com que os estudantes pudessem conhecer o funcionamento de uma rádio que emite em frequência modulada, como é o caso da emissora católica, Rádio Maria, diferente do laboratório de rádio existente na instituição que emite de momento, internamente, servindo para as aulas práticas dos futuros jornalistas.



Ao chegar às instalações da Rádio, os estudantes foram recebidos de forma calorosa pelos voluntários e membros da Rádio Mariana, como é carinhosamente chamada.

A visita foi coordenada pela Dra. Maria Helena, coordenadora do Curso e foi guiada pelo chefe de áudio frequência da Rádio, Lourenço Vicaco, que, por sua vez, proferiu uma palestra antes dos estudantes conhecerem os estúdios da emissora.

Lourenço Vicaco começou por explicar a missão da Rádio Maria. “É uma organização sem fins lucrativos e tem o compromisso de fazer o bem, não recorrendo à publicidade para o seu financiamento, sendo sustentada, unicamente, pelas ofertas espontâneas dos seus ouvintes, respeitando, assim, plenamente o carisma e o estilo da sua missão, sendo que o principal critério para fazer parte da mesma, é ter vocação”.



Continuou a informar sobre alguns modelos de rádio que existem e as suas respectivas utilidades: a Rádio a Cabo, que é a que se tem na Unipiaget, uma rádio restrita para determinado local; a Rádio em frequência modulada, ou seja, em FM; a Rádio Web, que são aquelas que são transmitidas por intermédio das páginas web, como sites, dando exemplo das Rádios onlines; por fim, a Rádio AM, ou seja, amplitude modulada. Salientou também que, há rádios que emitem em todos os modelos, como é o caso da Rádio Maria, que é transmitida a Cabo, FM, Web e AM.

O chefe de audio frequência, em entrevista ao Portal Piaget, mostrou a sua alegria pela iniciativa da instituição. “É louvável porque há muitas universidades que não têm o privilégio de visitar uma estação radiofônica, saber como funciona e os princípios todos utilizados de modo que o sinal chegue com maior qualidade em áudio em nossas casas, então é benéfica esse tipo de visita e com certeza ajudou no aumento de conhecimento por parte dos estudantes”. Disse ainda que, é importante que os futuros comunicólogos tenham alguma noção técnica de áudio.

Lourenço Vicaco terminou ao agradecer a instituição pela dinâmica de ensino e desejou persistência aos estudantes. “Não desistam, sejam fortes e saibam que esta é uma área muito ampla e com o profissionalismo de cada um, vão poder ajudar o país a crescer em termos comunicacionais”.

No decorrer da palestra os estudantes receberam a saudação do Director da Rádio, Padre António Hamuyela, que mostrou a sua satisfação em receber os alunos da Unipiaget na rádio cristã.

Posteriormente, visitou-se os estúdios onde os estudantes receberam orientações de como cada material funcionava.

Um dos alunos, Manuel Saheque, fez saber que se sentia muito feliz, porque foi a primeira visita à uma rádio desde que o curso foi instituído, isso em 2019. “Espero que actividades do género continuem e que visitemos mais órgãos de comunicação para que possamos ganhar mais conhecimento e sair também da nossa zona de conforto que é o laboratório que temos na universidade”.

A visita que contou a participação de 99% dos estudantes do 3 º ano, teve a duração de aproximadamente 3 horas e terminou com o agradecimento da coordenadora do Curso de Ciências da Comunicação, Dra. Maria Helena, ao corpo directivo da Rádio Maria Angola, pela gentil recepção.

Por: Idianete Tavares.

11 de maio de 2022