servacademicos@unipiaget-angola.org +244 929 815 107
       

DOCENTE DA PIAGET LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA EM ANGOLA

Início > Notícias > DOCENTE DA PIAGET LANÇA LIVRO SOBRE HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA EM ANGOLA

O Livro intitulado HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA EM ANGOLA de autoria do fotojornalista e docente universitário Nambi Wanderley, finalmente chegou ao Campus da nossa casa do saber.

O ato aconteceu na manhã de quarta feira última, 6, no auditório 5.05 da Unipiaget, num evento promovido pela coordenação do curso Ciências da Comunicação, cujo as palavras de abertura foram proferidas pelo seu coordenador, Mestre André Mussamo, que destacou a mesma atividade como sendo uma das várias que se avizinham no curso que dirige "Era preciso começar de alguma forma, para ver se continuamos, penso que muitos de vocês, são autores de críticas de falta de atividade no curso, mas, essas atividades dependem muito mais de vcs, e assim mudaremos muito rápido a rotina do nosso curso" disse.

A sessão de venda e autógrafos da obra por parte do autor, foi antecidida de uma prelecção em que o mesmo explicou detalhadamente o que trás em mais de 200 páginas de uma pesquisa que é em simultâneo uma antologia histórica e homenagem aos astros da arte de fotografar em Angola. "A obra está dividida em 5 capítulos, e o primeiro fala sobre a fotografia no mundo, como começou, e quem foram os seus percusores, o segundo fala sobre a história da fotografia em Angola, o terceiro tratou dos desafios e perspectivas da fotografia em Angola, o quarto foi a transcrição das entrevistas feitas aos pioneiros da fotografia em Angola e o último representa fotografia inéditas feitas pelo autor durante o meu percurso nesta actividade, e a mesma também surgiu com objetivos de matar a carência existente no campo científico da fotografia em Angola, e foi tema da minha defesa de fim de curso de licenciatura".

Pela perspectiva histórica, Nambi Wanderley fez-se acompanhar de António Paulo de Oliveira "Pinga" a quem chama de seu mestre, um veterano da arte de fotografar em Angola, com início de actividade ainda a época colonial.

Pinga, a quem também foi dado o apelido de ‘fotografo das misses’, pelo seu trabalho em fotografar as diferentes concorrentes a disputa da coroa de mulher mais linda de Angola, contou as peripécias, aventuras e desventuras que já vivenciou na arte de congelar instantâneos do tempo pelo resultado de um click e deixou conselhos a estudantes que queiram escolher a fotografia como profissão ou campo de pesquisa académica. "A nossa profissão merece ser muito respeitada, hoje em dia, ainda vê-se muitas dificuldades nesta arte, mas, ainda assim não devemos desistir da nossa querida arte, e se por ventura quiserem ter mais subsídios sobre a história da fotografia em Angola, podem me contactar", disse.

Paulo Oliveira Pinga, fotógrafo há mais de 50 anos, considera o autor um jovem talentoso e ousado por unir a geração de fotógrafos em livro. "Nambi Wanderley é um jovem fotógrafo muito talentoso, pois teve a ousadia de retratar a história da fotografia no nosso país e unir a geração de fotógrafos". Disse.

A estudante do 2°ano opção Jornalismo, Arianne Correia André, disse que a palestra foi proveitosa e de bastante aprendizagem. A estudante parabenizou a iniciativa e apelou a coordenação do curso a realizar mais actividades do género.

Já o estudante do 2°ano opção Marketing, Gildo Manuel, considerou a palestra e apresentação do livro uma “aula magna” que serviu para consolidar os seus conhecimentos sobre a fotografia.

Importa salientar que a obra "HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA EM ANGOLA" é o primeiro livro do Fotojornalista Nambi Wanderley, e foi oficialmente publicado no passado dia 25 de Outubro, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).

09 de novembro de 2024