servacademicos@unipiaget-angola.org +244 929 815 107
       

REITOR DA UNIPIAGET HOMENAGEADO PELO SEU CONTRIBUTO AO ALARGAMENTO DO ENSINO SUPERIOR A MALANGE E LUNDAS

Início > Notícias > REITOR DA UNIPIAGET HOMENAGEADO PELO SEU CONTRIBUTO AO ALARGAMENTO DO ENSINO SUPERIOR A MALANGE E LUNDAS

O nome do actual Reitor da Universidade Jean Piaget de Angola, Professor Doutor Samuel Carlos Victorino, é doravante também o nome do Auditório da Faculdade de Medicina, da Universidade Rainha Njinga A Mbande.

O baptismo da nova Sala Nobre daquela instituição universitária sedeada na cidade de Manje, ocorreu nesta Segunda-feira, 14 de Outubro, às 15h30, momento que se tornou mais especial com o lançamento da obra “Estatística Aplicada às Ciências Biológicas, Sociais e Humanas”, do ilustre Professor.

O Magnifico Reitor da Universidade Jean Piaget de Angola, questionado sobre a grata surpresa, simplesmente disse: “Gratidão a Deus pela orientação. Gratidão aos meus pais pela educação”.

Segundo o Reitor da Universidade Rainha Njinga A Mbande, sedeada nas terras da Palanca Negra Gigante, o Professor Doutor Samuel Carlos Victorino é uma figura cuja contribuição ao Ensino Superior em Angola, e em particular nas províncias de Malanje, Lundas Norte e Sul é incalculável.

Como primeiro Reitor da Universidade Lueji A Nkonde, à qual a Faculdade de Medicina esteve vinculada até 2020, é responsável pela implantação das instituições de Ensino Superior autônomas em Malanje - como a Escola Superior Politécnica, o Instituto Superior Politécnico e o Instituto de Tecnologia Agroalimentar.

“O Professor Victorino foi mais do que um líder académico; ele foi um visionário, e sua dedicação incansável ao conhecimento e ao progresso não apenas moldou o futuro de inúmeros jovens, mas também transformou significativamente o panorama educacional e cultural dessas regiões”, escreveu o Reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande, Eduardo Ekundi Valentim, quando solicitado a pronunciar-se sobre a ocorrência.

A Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) foi criada em 2020 insere-se no quadro da reorganização da rede de Instituições Públicas do Ensino Superior (IPES) assente no redimensionamento das instituições, que até então vigoravam, com a fusão de algumas delas e a criação de novas e tem a sua génese na Universidade Lueji A’Nkonde, de quem o Professor Doutor Samuel Carlos Victorino foi reitor.

“Ao nomear este espaço em sua homenagem, prestamos tributo a um homem que, ao deixar o conforto de sua família e de Luanda, aceitou o desafio de estabelecer o Ensino Superior nas terras de Njinga, Ngola Kiluanje Kiassamba e Mwene Dumba Watembo. Numa época em que viajar para as províncias de Malanje e Lundas era considerado um grande sacrifício devido ao estado precário das estradas”, justificou o nosso interlocutor que revelou ainda que: “Poucos se aventuravam nesse tipo de empreendimento”.

Segundo o número um da Universidade Rainha Njinga a Mbande, o “Professor Victorino aceitou esse desafio, acreditando que, ao contribuir para a expansão do Ensino Superior nas províncias de Malanje e Lundas, estava plantando as sementes para um futuro mais próspero e justo para todos”, daí a decisão da singela homenagem com a atribuição do seu nome ao espaço.

15 de outubro de 2024