NOSSOS ENFERMEIROS, NOSSO FUTURO: O PODER ECONÓMICO DO CUIDADO
A Faculdade de Ciências da Saúde realizou no dia 24 de Maio, a palestra "O Impacto das Especialidades no Ensino Superior Privado em Angola", sob o lema "Nossos Enfermeiros, Nosso Futuro: O Poder Económico do Cuidado".
O evento contou com a presença do Msc. Eduardo Elambo Caiangula, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (ORDENFA), que discorreu sobre as "Especializações de Enfermagem em Angola: Contributo das Instituições de Ensino Superior Privadas".
Outro preletor, Msc. Nelito Lopes Barros, abordou "O Impacto das Especializações em Enfermagem no Poder Socioeconómico da Profissão". O mesmo explicou que a palestra analisou o impacto económico que os enfermeiros especializados têm no sistema de saúde. Segundo Barros, “a palestra serviu para analisar o impacto e o poder que o enfermeiro tem na assistência do ponto de vista económico dentro do sistema de saúde. Foi interessante e notável pela participação, e ficaram claros os conceitos que a enfermagem precisa ter, que são eficácia, eficiência, efetividade, execução e excelência”.
A estudante de enfermagem do primeiro ano, Fernanda José, mostrou-se satisfeita pelo evento: “A actividade foi boa, porque se abordou muitos aspectos que eu não sabia, como as especializações em enfermagem. Agora sei que a universidade, além de formar enfermeiros, vai poder formar enfermeiros especializados”.
O evento foi uma oportunidade para discutir o papel crucial dos enfermeiros especializados no fortalecimento do sistema de saúde em Angola e o impacto económico positivo dessas especializações.