A UNIVERSIDADE É RICA EM TERMOS DE OFERTA FORMATIVA E COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO DO GOVERNO PROVINCIAL DO BENGO OS NOSSOS ESTUDANTES, TÉCNICOS E O NOSSO POTENCIAL CIENTÍFICO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE GARANTIU REITOR DA UNIPIAGET
O Gabinete Provincial da Saúde do Bengo e a Universidade Jean Piaget de Angola realizaram nos dias 21 e 22 de Abril no Mercado do Panguila uma feira de saúde para saudar os 43º aniversário da fundação daquela província.
A sessão de abertura da feira que teve como lema “Cuidados de saúde primários melhorados - aumento da qualidade de vida”, foi presidida pelo Administrador do Município do Dande, Fonseca Canga, que estendeu a sua gratidão a todas as iniciativas que visam desenvolver a província do Bengo. “Queremos reafirmar o nosso inteiro apoio a todas as acções que engradecem e desenvolvem a nossa província e principalmente o nosso município em todos os aspectos e tenho a certeza que vamos viver bons momentos durante o programa que marca os 43 anos da sua criação”.
Por sua vez, a Governadora Provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, frisou que além da feira de saúde, outras actividades vão ser realizadas em prol das festividades. “O programa de accões comemorativas alusivo a mais um ano de existência da Província do Bengo, promete várias outras actividades, dentre elas, a campanha de plantação de mangais em parceria com a fundação Otchiva na zona costeira dos Municípios do Ambriz e Dande, o torneio de futebol onze, actividades culturais, o Fórum socio-económico e muito mais”.
Entretanto, o Director do Gabinete da Província do Bengo, Domingos Raúl Golão, afirmou que a feira ajudou bastante a população em vários aspectos.” A feira marca a aproximação dos profissionais de saúde com os utentes, sendo que temos diversos profissionais que estenderam a mão para ajudar a população no âmbito dos cuidados primários da saúde e também cuidados diferenciados.”. O Dr Domingos Golão, fez saber que a Província do Bengo passa ainda por algumas dificuldades em termos de saúde. “No que toca à saúde, contamos com indicadores razoáveis. Embora, faltam unidades sanitárias e um défice de postos de saúde, mas estamos bem servidos em relação à hospitais municipais e gerais”, disse.
No acto, assinou-se um memorando entre a UniPiaget e o Governo Provincial do Bengo. Sobre este acontecimento, o Magnífico Reitor da Universidade Jean Piaget de Angola, Prof. Doutor Samuel Carlos Victorino, disse que a parceria se foca em ajudar a população daquela localidade em vários pontos. “O protocolo de cooperação assinado é bastante amplo com relação ás acções que vão ser realizadas. A Universidade é rica em termos de oferta formativa e colocamos a partir de hoje a disposição do Governo Provincial do Bengo os nossos estudantes, técnicos e o nosso potencial científico para podermos resolver os problemas da sociedade, sendo que actuamos em três dimensões, o ensino, a investigação científica e a extensão universitária”, terminou.
O médico odontologista, Rosário Joaquim de Jesus Afonso, contou como é que foi a adesão dos pacientes nos dois dias. “Estamos aqui desde às sete e meia, tivemos um fluxo agitado no primeiro dia e no segundo dia foi demais. Em cada dia a nossa área atendeu mais de 1000 pacientes e vamos sempre cumprir com o compromisso de estar mais próximo das populações”.
Uma das beneficiarias da feira foi Luzia Baptista de 17 anos de idade e vive no município do Icolo e Bengo e contou a sua experiência enquanto utente. “Fiz a consulta de odontologia, gostei muito do atendimento, é uma boa iniciativa, porque estão a ajudar muito as pessoas e a oferecer medicamentos com base nas consultas feitas hoje não só”.
Nesta feira de saúde co-realizada pelo Governo Provincial do Bengo e pela Universidade Jean Piaget de Angola foram efectuadas consultas de oftalmologia, dermatologia, nutrição, ginecologia, pré-natal, planeamento familiar, medicina geral, fisioterapia, para além da presença de farmácias e laboratórios, onde os pacientes depois de consultados gratuitamente recebiam os medicamentos prescritos nas receitas.
#GCI-UniPiaget-Viana