ASSOFARMA FOMENTA E DEFENDE OS INTERESSES À PROMOÇÃO SOCIO-PROFISSIONAL, SEGURANÇA SOCIAL E AS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS FARMACÊUTICOS
A ASSOFARMA - Associação dos Profissionais de Farmácia de Angola completou 27 anos de existência no dia 28 de Março.
A data foi celebrada numa conferência sob o lema “ASSOFARMA resgatando os valores no uso de plantas medicinais”, que teve lugar no Auditório 4 da Universidade Jean Piaget de Angola.
Antes dos prelectores tomarem a palavra, um dos fundadores da ASSOFARMA e farmacêutico, Sadi Nsambo, falou da trajectória da referida associação. “A ASSOFARMA é uma organização não governamental, apartidária com fins profissionais, científicos e técnicos, bem como promove e desenvolve o exercício farmacêutico profissional nacional”. Disse que também fazem parte da associação farmacêuticos, bacharéis, técnicos médios e básicos de farmácia.
No acto, abordou-se alguns temas, dentre eles, “a Deontologia e Ética no Atendimento ao Utente” e o “Uso Racional dos Antraquinonas” O primeiro tema foi defendido pelo farmacêutico Pombal Mayembe, que fez a comparação entre a ética e a deontologia. “A ética é o estudo dos juízos de apreciação que se refere à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade ou de modo absoluto. Já a deontologia é o estudo dos princípios, fundamentos, sistema de moral e tratado de deveres”.
O segundo tema, relativamente ao Uso Racional dos Antraquinonas, foi abordado pelo Dr. Wilson Anílba, onde referiu a importância da atenção farmacêutica. “A atenção melhora a qualidade de vida de cada paciente, através dos resultados definidos na terapia. Para o paciente influencia na melhoria da adesão ao tratamento, implica maior conhecimento e controlo sobre as doença, e ajuda na detecção de efeitos adversos”, disse.
A ASSOFARMA é uma associação que tem como objectivo fomentar e defender os interesses da profissão farmacêutica no que diz respeito a promoção socio-profissional, a segurança social e as relações de trabalho.
A actividade contou com a presença de diversas entidades e estudantes da área farmacêutica de diversas instituições e convidados.
GCI-UniPiaget-Viana