servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

SAÚDE DA MULHER EM DESTAQUE NO COMPLEXO CARDEAL DOM ALEXANDRE DO NASCIMENTO

Início > Notícias > SAÚDE DA MULHER EM DESTAQUE NO COMPLEXO CARDEAL DOM ALEXANDRE DO NASCIMENTO

EM ALUSÃO AO MARÇO MULHER AS PRELECTORAS FORAM HOMENAGEADAS PELO NÚCLEO DE ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIPIAGET

O Núcleo dos Estudantes de Medicina da UniPiaget-NEM realizou no dia 31 de Março nas instalações do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento a conferência sobre “A Mulher e a Saúde”.

O objectivo da conferência foi elevar o papel da mulher da área da saúde e elucidar os estudantes sobre aspectos importantes no processo de construção da própria mulher.

Na sessão de abertura o Magnífico Reitor Professor Doutor Samuel Carlos Victorino, mostrou-se feliz pela iniciativa do NEM e felicitou a mesa de prelectores por estar composta maioritariamente por ex-estudantes da Universidade Jean Piaget de Angola. “Esta actividade mostra que são estudantes proactivos e que a aprendizagem não se faz apenas nas salas de aula, temos como prelectoras ex-estudantes da UniPiaget e por isso só podemos ficar felizes e apadrinhar iniciativas do género”.

Por sua vez, o estudante de Medicina da UniPiaget e presidente do NEM, Martinho Gele, agradeceu o apoio prestado para a realização da actividade. “Estamos bastante agradecidos pelo gesto de cada um que apoiou e acompanha o projecto que está em fase embrionária, a Universidade Jean Piaget de Angola e de modo particular, o seu Reitor por se comprometer com o projecto até ao fim”.

No evento foram abordados os seguintes temas: Endometriose, Mioma Uterino, Aleitamento Materno, Cancro da Mama, Empreendedorismo e Diferenciação da Mulher.

A prelectora e médica ginecologista e obstetra Stela Constantino, que apresentou o tema “a Endometriose”, afirmou que a experiência foi única e sentiu-se muito orgulhosa ao saber que agora o perfil do profissional de saúde começa nos primeiros anos da formação. “Vemos um núcleo de estudantes que na sua maioria são estudantes do primeiro e segundo anos, e me questiono como é que serão futuramente se já são tão empenhados e disciplinados?”

Explicou que essa doença é uma das maiores causas de infertilidade no mundo e que no nosso país ainda é pouco estudada, como tal é muito dificil de ser diagnosticada “A Endometriose é uma das maiores causas de infertilidade no mundo, mas infelizmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, o seu diagnóstico desde o aparecimento dos primeiros sintomas até ao definitivo leva um período de sete anos porque nos países em via de desenvolvimento não há acesso ao principal meio que é a Videolaparoscopia”.

Outrossim, a médica urologista e terapeuta de casais, Florinda Miranda, dissertou o tema sobre gestão hospitalar e os desafios da mulher no mundo da gestão. Defendeu que a gestão hospitalar foi um mundo mais masculino e hoje é importante entender que as mulheres também têm uma posição nessa gestão.

A especialista fez questão de lembrar que se formou na UniPiaget e contou parte da sua trajectória. “ Eu sou filha da casa, fiz parte da primeira turma do Curso de Medicina, sinto-me bem depois de quinze anos formada e tendo os resultados que tenho hoje na vida, graças a Deus e a Universidade Jean Piaget De Angola”, culminou.

Já a médica Ingrid Barata falou do aleitamento materno. Referiu que a amamentação exclusiva é muito importante para o desenvolvimento e crescimento da criança nos seus primeiros anos de vida. “É importante perceber que o leite materno é o alimento mais completo do mundo. Contém ureia, água, minerais, vitaminas, proteínas, gordura, hidratos de carbono ácido siálico, anticorpos que ajudam bastante no crescimento da criança”.

O cancro da mama também foi um dos temas da conferência, apresentado pela médica interna de pediatria geral, Julieta Quiteque. Citou alguns factores que podem previnir a doença e aconselhou aos presentes a fazerem o auto-exame, a praticarem exercícios físicos, bem como o seguimento de uma alimentação saudável.

A anestegiologista e empreendedora, Micaela Sachiepo e a enfermeira e gestora Suelly Seia dissertaram sobre o empreendedorismo e a diferenciação da mulher. Ambas aconselharam as mulheres a serem fortes, acreditar no seu potencial e levar adiante os seus projectos.

A actividade que se enquadrou no âmbito do Março foi marcada com oferta de um bouquet de flores às mulheres prelectoras. Estiveram presentes académicos, profissionais de saúde e convidados.



GCI-UniPiaget-Viana

13 de abril de 2023