servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       

UNIPIAGET ACTUALIZA EM SEMINÁRIO CORPO DOCENTE ANTES DO ARRANQUE DAS AULAS DO NOVO ANO ACADÉMICO

Início > Notícias > UNIPIAGET ACTUALIZA EM SEMINÁRIO CORPO DOCENTE ANTES DO ARRANQUE DAS AULAS DO NOVO ANO ACADÉMICO

“O PROFESSOR TEM O DEVER DE ESTIMULAR A CAPACIDADE CRÍTICA DO ALUNO”, AFIRMOU MAGNÍFICO REITOR DA UNIPIAGET

A UniPiaget tem estado a preparar ao detalhe o arranque do Ano Académico 2023/2024. Na manhã desta Segunda-feira, 25, arrancou o Seminário de Capitação Pedagógica, no Auditório 4 da instituição.

As boas-vindas ao evento foram proferidas pelo Vice-Reitor Para Área Académica, Professor Doutor Ângelo Sapingãla, que na sua alocução, destacou a importância do evento que vai se estender por dois dias, para aprofundar diversos temas essenciais à educação.

"Este encontro é de suma importância, porque vai permitir a exploração de temas cruciais para a nossa nobre profissão, que é a base de todas as outras", referiu o Vice-Reitor para Área Académica.

"Os Saberes Essenciais à Prática Educativa na Óptica de Paulo Freire", “A Relevância da Investigação Qualitativa nos Projectos de Pesquisa", “A Importância da Planificação no Exercício da Docência” e a “Ética no Exercício da Actividade Docente”, são algumas das temática agendadas para a jornada que decorre por três dias.

A primeira prelecção da jornada foi sobre “Os Saberes Essenciais à Prática Educativa na Óptica de Paulo Freire”, ministrada pelo Magnífico Reitor da UniPiaget, Professor Doutor Samuel Carlos Victorino, que enfatizou a visão de Paulo Freire, ao afirmar que, a educação deve ser um processo libertador, onde os estudantes não apenas recebem conhecimento, mas também participam activa e criticamente no processo educacional.

Segundo o Magnífico Reitor, ensinar requer bom senso, humildade, tolerância, contextualização, pesquisa, experimentação e rigor metódico. “O professor tem o dever de estimular a capacidade crítica dos alunos, bem como a sua curiosidade e questionamento”, afirmou o Magnifico Reitor da Universidade Jean Piaget.

A seguir, o Professor Doutor Aníbal Simões dissertou o tema "A Relevância da Investigação Qualitativa nos Projectos de Pesquisa".

O professor começou por definir a pesquisa qualitativa como uma abordagem que se concentra na compreensão aprofundada e interpretação de fenómenos sociais complexos, sem medições quantitativas ou generalizações estatísticas.

Dr. Aníbal Simões abordou ainda o conceito de análise de conteúdo, citando Bardin (2011) e asseverou que trata-se de "um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição do conteúdo das mensagens”.

O primeiro dia do evento encerrou com um debate aberto e participativo entre os participantes e os oradores dos dois temas. O seminário que arrancou esta Segunda-feira vai decorrer até o dia 27, ou seja esta Quarta-feira e estão a participar nele todo o corpo docente da instituição. Nesta Terça-feira, 26, o dia foi dedicado ao tema: “A Importância da Planificação no Exercício da Docência”, tema dissertado pelo Mestre Luciano Carlos Muhongo, docente da Faculdade de Humanidades, Artes, Educação e Formação de Professores.

O principal objectivo é actualizar o corpo docente sobre as temáticas fundamentais ao seguimento do processo de ensino e educação tendo em mira a qualidade do processo docente.

28 de setembro de 2023