servacademicos@unipiaget-angola.org +244 945 666 306

4.ª Edição da Feira de Medicina Dentária

Início > Notícias > 4.ª Edição da Feira de Medicina Dentária

A coordenação da Faculdade de Ciências da Saúde realizou a 4.ª edição da feira de Medicina Dentária na Universidade Jean Piaget de Angola

A actividade teve início às 8 horas. A abertura foi feita pelo Vice-Decano da Faculdade, Doutor Óscar Capote, e contou com a presença do Vice-Reitor para os Assuntos Académicos e vida estudantil, Eng.º Lufianlisso António e do coordenador do curso, Dr. Inácio João.

Segundo Benjamin Garcia Belé, estudante do 3.º ano de medicina dentária, a actividade teve como objectivos expor alguns instrumentos e produtos utilizados para o tratamento dos dentes, divulgar as consultas grátis e dar explicações sobre as diferentes especialidades de medicina dentária.

Benjamin deu-nos a conhecer que a medicina dentária não serve, simplesmente, para extrair os dentes, como muitos pensam, mas sim para atender muitas outras preocupações relacionadas com a saúde dentária como por ex. os cuidados ao escovar os dentes, como saber a quantidade de pasta de dentes a ser utlizada e quantas vezes por ano se deve trocar de escova.

Alice Pena, estudante do 4.º ano deu respostas a algumas dessas perguntas. Em primeiro lugar alertou as pessoas para terem uma boa limpeza bucal, porque a má higienização e os maus cuidados dos dentes é que causam a Cárie e por sua vez geram outras patologias.

Em seguida referiu que pessoas sem anomalias dentárias devem trocar de escova de três em três meses e aqueles que apresentam alguma patologia devem fazê-lo de um ou de dois em dois meses.

Alice recomendou a toda a comunidade a fazer, pelo menos duas vezes por ano, uma visita ao dentista.

Esta feira estava composta por dez mesas onde foram expostos alguns objectos úteis para tratamento dos dentes tais como: caneta de baixa rotação, cadeiras odontológicas e alguns produtos que servem para a higiene bucal como fio dental, escovas de dentes, pasta de dentes, colutório, que serve para bochechar e, alguns medicamentos que são necessários no caso de se sentir algo anormal nos dentes, desde que sejam recomendados por um dentista.

Dentre as 10 mesas, uma delas abordou sobre a Odontopediatria que é a área da medicina dentária responsável pelo tratamento de crianças dos zero aos 12 anos.

Edna Pinto, uma das representantes da mesa, aconselhou os pais e as crianças a usar a pasta de dentes infantil para evitar danos nos dentes.

Por:

Osvaldo Francisco

Luwengo Paulina

01 de novembro de 2019