servacademicos@unipiaget-angola.org +244 945 666 306

Ciências da Comunicação

 

Diploma Legal -

Decreto Executivo Nº 376/17 de 4 de Agosto

Objectivos do Curso

A comunicação é uma das áreas estratégicas na sociedade moderna. É também um domínio de rápida evolução tecnológica. A formação dos profissionais de mais alto nível tornou-se um factor decisivo para o progresso económico e cultural de qualquer comunidade. O curso proposto é transdisciplinar e abre várias valências para satisfazer as exigências quer ao nível do mercado da comunicação social, quer ao nível da comunicação empresarial.

A licenciatura em Ciências de Comunicação prepara especialistas tecnicamente competentes para a execução da profissão. A componente tecnológica, presente através de várias disciplinas do curso oferece, aos discentes, não só a ferramenta de trabalho, mas também uma compreensão aprofundada da Sociedade da Rede.

O curso pretende: - Formar profissionais competentes, capazes de trabalhar quer por conta própria, quer dentro de uma organização.
- Fornecer aos discentes conhecimentos e competências técnicas indispensáveis no funcionamento dos média de alta tecnologia e tradicionais.
- Dotar os discentes de profundos conhecimentos de línguas estrangeiras e de uma sensibilidade para as questões da cultura contemporânea.
- Desenvolver, nos alunos, o hábito de formação permanente utilizando suportes tradicionais e online.
- Preparar profissionais destinados para a gestão de conhecimento e tratamento da informação.
- Equipar os discentes de aparelho crítico na avaliação dos conteúdos, e na seleção de informação.
- Formar know ledge workers (profissionais de conhecimento) flexíveis e capazes de enfrentar dificuldades e constrangimentos do mercado, nomeadamente, baixo nível de literacia mediática.
- Dotar os discentes de conhecimentos de línguas estrangeiras e de uma sensibilidade para as questões da cultura contemporânea.
- Sensibilizar os discentes contra os perigos da comunicação, nomeadamente abusos de persuasão, sensacionalismos, e infotainment, assim como fortalecer a motivação de responsabilidade dentro do livre espaço comunicativo.

Saídas Profissionais

Esta licenciatura habilita para o exercício profissional nas diferentes especialidades do jornalismo, publicidade e relações públicas, entre outros, bem como para o prosseguimento dos estudos avançados na área da Comunicação.

As principais saídas profissionais são:
Jornalismo – imprensa, rádio, televisão e multimédia;
Produção de conteúdos e gestão de redes sociais;
Comunicação digital e multimédia; Relações Públicas e Assessoria;
Agências de comunicação;
Escrita criativa e Guionista;
Departamentos de comunicação;
Investigação científica; Publicidade.

Duração do Curso

O curso tem a duração de quatro (4) anos lectivos.

Opções

- Jornalismo

- Marketing