servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       
Conheça a UniPiaget

Missão, Visão e valores

A UniPiaget tem como missão a aposta na criação e promoção do desenvolvimento do homem, na difusão da cultura, do saber, da ciência e da tecnologia e que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação científica, se integre na vida da sociedade angolana, privilegiando a criatividade, a inovação e a responsabilidade.
Congrega valores edificados na educação, na ciência, na formação técnico-profissional, na harmonia social e nos valores ligados à solidariedade social. A sua visão é contribuir para o desenvolvimento humano e social, através da criação e consolidação de Unidades que implementam projectos de educação, de investigação e de intervenção comunitária, assentes na liberdade científica, pedagógica e criativa, na proximidade, nos valores humanos fundamentais e no trabalho em rede. Assim, a sua visão está focada no homem e para o homem.

A missão, os valores e a visão desta casa de saber encontram o seu fundamento nos postulados do seu patrono, Jean Piaget, que defendia os métodos que encorajem o homem a desenvolver as suas habilidades. Para Piaget, o interesse naquilo que se faz é um ingrediente para se atingirem maiores patamares

Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até ao limite da sua resistência (Jean Piaget, 1896-1980).

Para o pedagogo suíço, a tábua rasa não existe; todo o ser humano é capaz de construir um conhecimento e uma habilidade, o que nos leva a considerar as seguintes visões:

1. Mais que simples teorias psicanalíticas, o cerne da visão de Jean Piaget centra-se no reconhecimento das capacidades que cada ser humano possui para transformar a humanidade num lugar bom para viver;

2. Quem não é capaz de trabalhar em equipa, não é capaz de produzir bons frutos para o bem da colectividade; aquele que não produz - o preguiçoso, cria dois suicídios: a si mesmo e à instituição em que estiver vinculado.

Portanto, a comunidade académica piagetiana é convidada a produzir e a criar valores que edifiquem e perpetuem o legado daquele que deu o nome à instituição.