servacademicos@unipiaget-angola.org +244 945 666 306

Psicologia

 

Diploma Legal -

Decreto Executivo Nº 48/04 de 23 de Abril

Objectivos do Curso

O curso de Psicologia introduz o aluno em várias áreas profissionais: clínica, educacional, organizacional, além de actuações em comunidades e instituições judiciárias. Nesse sentido, o curso prioriza os seguintes objectivos:

- Formar profissionais licenciados em Psicologia;

- Oferecer formação por meio de conhecimentos teóricos e prática profissional supervisionada, permitindo actuações individual, grupal e institucional;

-Instrumentalizar o aluno com ferramentas teórico-práticos para intervir nos problemas individuais, grupais e institucionais;

- Responder às demandas sociais, com reflexões e relatos sobre práticas que promovem a saúde e o bem-estar social;

- Formar profissionais abertos a trabalho interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, através do ajuste de saberes, práticas e métodos, conforme as exigências contemporâneas;

- Desenvolver competências, atitudes, valores e ética no exercício da profissão, enquanto cidadão inserido numa rede de relações interculturais;

- Formar profissionais aptos a actuar eficazmente como autodidacta, oferecendo oportunidades múltiplas de inserção em formação pós-graduada.

Saídas Profissionais

O psicólogo está apto a intervir na análise e solução de problemas individuais e institucionais em contexto clínico, hospitalar, comunitário, organizacional, educacional e judiciário, por meio de técnicas e métodos de investigação psicológica.

O psicólogo está capacitado para actuar em hospitais e clínicas, na assistência a pacientes e familiares, em parceria com médicos, enfermeiros e assistentes sociais; em instituições educacionais, promovendo análises institucionais e acompanhamento à direcção da escola, professores, pais e alunos.

Em organizações e empresas, promovendo recrutamento, avaliação, selecção, desenvolvimento de competências, acompanhamento e orientação.

Na área jurídica, acompanhando processos e avaliando situações legais e os seus impactos na vida das pessoas.

Na orientação profissional, promovendo a facilitação da escolha da profissão e em programas de atendimentos às diferentes faixas etárias.

O psicólogo fica apto para intervir em:
Instituições de Saúde;
Instituições Educacionais;
Instituições Financeiras;
Instituições Judiciárias;
Consultoria e Projectos;
Administração Pública;
Organizações Nacionais e Internacionais;
Ensino;
Investigação.

Duração do Curso

O curso tem a duração de quatro (4) anos lectivos.

Opções

- Psicologia Social e das Organizações

- Psicologia Clínica e Saúde

- Psicologia do Desenvolvimento e Educação