servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

UniPiaget Capacita Funcionários

Início > Notícias > UniPiaget Capacita Funcionários

Vice-reitor para Investigação e Pós-graduação pede aos trabalhadores mais empatia na interacção com os utentes.

Por: Joaquim Neto

Com vista os ingressos para o Ano Lectivo 2022/2023, o Secretariado Académico da Universidade Jean Piaget de Angola realizou no dia 9 de Agosto um seminário para capacitar os seus funcionários.

A formação teve lugar no Anfiteatro 5.04 com uma carga horária de aproximadamente 6 horas. Foram abordados 5 temas, nomeadamente, a Liderança e Técnica de Desenvolvimento de Equipas, Excelência no Atendimento, Relação de Consumo e Resolução de Conflitos entre Consumidores e Prestadores de Serviços, Psicologia Positiva “atendimento ao cliente”, Ética e Deontologia Profissional nos Ingressos e a Apresentação da Aplicação dos Ingressos.

A sessão de abertura foi proferida pelo Secretário Geral Mestre Tadeu Chissanguela. O primeiro tema foi apresentado pelo Doutor Bem W. Nembila que falou sobre a Liderança e Técnica de Desenvolvimento de Equipas. Na sua abordagem o formador realçou o significado de liderança apegando-se a definição do pesquisador americano John Calvin Maxwell que define a liderança como “a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos”.

Seguiu-se o segundo tema direcionado à Excelência no Atendimento abordado pela Directora adjunta dos Serviços Académicos Dra. Dionísia Pires que levou o auditório a perceber com o que se pretendia dentro do tema apresentado. Pretende-se a criação de um padrão de atendimento excelente e sistematizado aos profissionais que vão trabalhar directamente no processo de ingressos, frizou.

Já a representante do Gabinete Jurídico, Mestre Célia Saraiva apresentou o tema sobre a Relação de Consumo e Resolução de Conflitos entre Consumidores e Prestadores de Serviços. A formadora abordou a relação de consumo que acontece entre o fornecedor, o consumidor e um bem ou serviços. “A relação de consumo funciona como um tripé para que o bem ou serviço ligue o consumidor ao fornecedor”. Sustentou os seus argumentos na lei 15/03 de 22 de Julho, “lei de defesa ao consumidor”, que defende na totalidade todo aquele que compra um determinado bem ou serviço.

O quarto tema apresentado pelo Vice-decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestre Dorivaldo Guedes tratou da Psicologia Positiva. “Prestar um bom atendimento ao cliente pode parecer algo fácil de se realizar, porém poucos são os profissionais habilitados para assim o fazer”. Para o formador, busca-se cada vez mais qualificação profissional para se prestar um atendimento de qualidade. “Apesar deste pensamento não estar presente na mente da grande maioria, esta preparação é muito importante e valiosa para as pessoas que trabalham na linha de frente de uma organização” pontuou o Mestre. Realçou também, que a responsabilidade do atendimento consiste num dever pessoal e que a excelência no atendimento são gatilhos muito importantes para os resultados financeiros das organizações.

A Ética e Deontologia Profissional nos Ingressos que consistiu no quinto e último tema abordado pelo Secretário-geral Mestre Tadeu Chissanguela, que destacou a preocupação da instituição no âmbito do bem servir, e apontou a formação e a capacitação dos profissionais como prioridade continua para o sucesso da instituição. “O bom profissional é aquele que deve estar munido de valores éticos, morais e cívicos e de forma profissional no que se refere a deontologia profissional” rematou.

À margem da acção formativa, entrevistamos o engenheiro Benvindo Ngaca acerca da nova aplicação dos ingressos que visa facilitar os candidatos no processo de inscrição em qualquer lugar onde estiverem. “No ponto de vista da instituição esta aplicação reduz de forma considerável o tempo de espera no processo de ingresso. Do lado do candidato, tornamos o mesmo no elemento principal deste processo dando a ele a possibilidade de inserção dos seus dados que anteriormente era feito apenas na instituição pelo operador das candidaturas”, enfatizou.

O encerramento da formação foi marcado com as considerações finais proferidas pelo Vice-reitor para Investigação e Pós-graduação Professor Doutor Paulo Inglês que pediu aos funcionários mais empatia na interacção com os utentes.

11 de agosto de 2022