servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

FISIOTERAPIA NÃO É MASSAGEM

Início > Notícias > FISIOTERAPIA NÃO É MASSAGEM

O Fisioterapeuta em Angola está em Fase de Aceitação por parte da sociedade, afirma Coordenadora do Curso

Por: Roberta Embumbwa

A Docente Universitária e Coordenadora do Curso de Fisioterapia da UniPiaget, Márcia Edna Garcia Pedro Puna, fala da sua experiência como profissional de fisioterapia, e dos desafios que tem enfrentado enquanto coordenadora.

A docente começou por esclarecer que a Fisioterapia não é aquilo que as pessoas pensam que seja," os menos esclarecidos, têm a percepção de que Fisioterapia é massagem, mas não é isso. Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne, trata, diagnostica distúrbios cinéticos e o funcionamento em decorrência dos órgãos de sistemas do corpo", disse a Dra. Márcia Puna

Como profissional ainda explicou que ser fisioterapeuta no nosso país não é fácil, por estar numa fase de aceitação por parte da sociedade. Mas ainda assim, esclareceu que no decorrer dos anos, já há uma maior aceitação, " as pessoas já estão a perder a noção de que Fisioterapia seja simplesmente massagem, e têm noção da importância de um fisioterapeuta nas suas vidas".

Na qualidade de coordenadora, a docente mostrou-se feliz, e disse que é prazeroso desempenhar a função, porque a universidade tem facilitado no seu trabalho, dando as devidas respostas no que diz respeito aos estágios para os estudantes e não só. “ A nossa Universidade oferece estágios curriculares a partir do 2º ano de formação, isso em vários hospitais e clínicas de referência do nosso país, como: Hospital Geral de Luanda, Hospital do Prenda, Josina Machel, Américo Boa Vida, Centro Ortopédico de Viana e muitos outros”.

Além disso, dentro da Universidade também existem dois Laboratórios de Fisioterapia, um de Anatomia e uma Policlínica onde os alunos também fazem as aulas práticas.

A Fisioterapia é uma Ciência que actua em diversas Áreas como a Pediátrica, Clínica, do Trabalho, do Desporto, e da Geriatria.



05 de agosto de 2022