servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

Finalistas do Liceu Neves e Sousa visitam UniPiaget

Início > Notícias > Finalistas do Liceu Neves e Sousa visitam UniPiaget

UniPiaget oferece Biblioteca ao Liceu Neves e Sousa e vai ajudar a equipar a Sala de Informática

Por: Idianete Tavares

Realizou-se no dia 18 de Maio de 2022 a visita dos finalistas do Ano Lectivo 2021/2022 do Liceu Neves e Sousa a UniPiaget.

No Auditório 4 foram proferidas as boas vindas pelo coordenador do Curso de Ensino do Português e Línguas Nacionais, Francisco Kambali, que fez saber o objectivo da actividade. “Queremos oferecer a nossa casa, a nossa formação e principalmente contribuir para a orientação profissional e vocacional dos finalistas que provavelmente estarão connosco no próximo ano lectivo nos diferentes cursos”.

O coordenador terminou a sua primeira abordagem ao citar frases de dois autores para a reflexão de todos os presentes , respectivamente Paulo Freire “a educação não transforma o mundo, ela muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, por último citou Jean Piaget “o objectivo da educação é criar pessoas capazes de fazerem coisas novas e não simplesmente repetir o que os outros já fizeram”.

Em seguida, os representantes das Faculdades fizeram a apresentação dos diversos cursos ministrados na UniPiaget. As apresentações começaram pelo coordenador do Curso de Ensino do Português e Línguas Nacionais, Francisco Kambali, que falou detalhadamente sobre o mesmo. “Ensinamos Língua Portuguesa e Kikongo, Umbundu, Kimbundo e Cokwe. Quem escolher este curso não se vai arrepender, vai aprender a escrever bem e a falar bem”.

O decano da Faculdade de Ciências e Tecnologias, Eng. Márcio Sebastião frisou que a Faculdade é composta por 5 Cursos e estes são, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia Electromecânica, Engenharia de Pesquisa e Produção de Petróleo e Engenharia de Refinação de Petróleo.

O engenheiro disse também que o engenheiro é o futuro da nação. ”O país precisa do engenheiro, ele descobre e procura soluções actualmente vivenciadas”. Lembrou ainda que esta área está recheada de laboratórios que combinam a teoria com a prática.

O representante da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestre Dorivaldo Guedes deu a conhecer que a Faculdade está formada por 6 cursos dentre eles, os de Psicologa, Direito, Sociologia, Economia e o mais recente o de Ciências da Comunicação.

E a representante dos Cursos de Saúde, Mestre Idalina Amaro informou que não é fácil trabalhar nesta área. “ Aqui formamos profissionais que não são melhores nem piores que os outros, mas diferentes, porque são pessoas que trabalham directamente com seres humanos, por isso não é qualquer pessoa que deve fazer os cursos da área da saúde”. Lembrou, que para efeito, o candidato deve ter vocação.

A Mestre Idalina Amaro referenciou os cursos que fazem parte da Faculdade de Ciências da Saúde: nomeadamente, Medicina Geral, Medicina Dentária, Enfermagem, Fisioterapia e Ciências Farmacêuticas.

Posteriormente, os finalistas, professores e a direcção do Liceu Neves e Sousa retiraram-se do Auditório em companhia dos representantes da Unipiaget para uma visita guiada aos mais variados laboratórios, dentre os quais: de anatomia, clínica dentária, clínica de fisioterapia, psicologia, tribunal simulado, centro de estudos de direitos humanos, os laboratórios das engenharias, a biblioteca, o laboratório de práticas pedagógicas, entre outros.

Em entrevista ao portal, a directora do Liceu Neves e Sousa, Dra Cláudia Cuazambi agradeceu a instituição pela calorosa recepção. “É um momento ímpar, inigualável, porque, depois de dez anos de parceria hoje é a primeira vez que viemos a esta casa. Os nossos alunos estão satisfeitos e muitos deles depois da apresentação brilhante que os professores fizeram com certeza que vão fazer a inscrição e no próximo ano lectivo estarão aqui “.

A Dra Cláudia Cuazambi explicou o que está em torno da parceria. “Completam dez anos que os estudantes piagetinos do Curso do Ensino de Língua Portuguesa e Línguas Nacioinais fazem os estágios no Liceu. Estamos agradecidos porque a universidade mostrou o real interesse em nós, e ofereceu ao Liceu a biblioteca e prometeu ajudar a equipar a nossa sala de informática que para nós é um ganho muito grande”.

A directora do Liceu Neves e Sousa culminou agradecendo o gesto, e disse que a sua instituição de ensino estará aberta sempre que a Universidade Jean Piaget precisar.

A finalista do Curso de Ciências Físicas e Biológicas, Luquénia Bizerra contou a experiência que viveu neste dia. “Gostei bastante da visita principalmente aos laboratórios, destacando o tribunal simulado porque, penso em inscrever-me no Curso de Direito”.

Nas suas considerações finais, a finalista agradeceu a instituição pelo apoio e aconselhou as pessoas a inscreverem-se também.

O Liceu 5106 Neves e Sousa, é uma instituição escolar pública de Ensino Secundário. Está localizada na vila de Viana, e lecciona os Cursos de Ciências Físicas e Biológicas e de Ciências Económicas e Jurídicas.

A actividade foi realizada pela Faculdade de Humanidades, Artes Educação e Formação de Professores.

22 de junho de 2022