servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       

Estudantes do 3º Ano do Curso de Ciências da Comunicação visitam a Rádio Nacional de Angola

Início > Notícias > Estudantes do 3º Ano do Curso de Ciências da Comunicação visitam a Rádio Nacional de Angola

No âmbito da disciplina de Técnicas de Expressões Radiofónicas, os estudantes de Comunicação deixaram a sala de aula e efectuaram uma visita estudo a Rádio Nacional de Angola

Os estudantes do 3º Ano do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade Jean Piaget de Angola visitaram no dia 25 de Maio a Rádio Nacional de Angola, em Luanda.

A visita de estudo enquadrou-se na disciplina de Técnicas de Expressões Radiofónicas e teve como objectivo auxiliar a teoria a prática bem como observar o funcionamento da referida estação radiofónica.

A visita foi guiada pela Área de Relações Públicas representada por Bernardete Ferreira e Denise Vanessa que começaram por apresentar a Central Técnica de Programas (CTP) onde os estudantes foram recebidos por Domingos Francisco que explicou que a CTP é o local onde converge todos os sinais nacionais e internacionais para o devido tratamento da transmissão de informação. “É nesta área onde estão armazenados os equipamentos que fazem a Rádio funcionar”, informou o técnico.

Depois foi a vez da Rádio Ngola Yetu criada há mais de 20 anos. Os estudantes foram recebidos pelo chefe de producão do canal e editor da Língua Nacional Ngoya, Cristo Felizardo. Explicou pormenorizadamente a estrutura da Rádio Ngola Yeto que emite em 14 Línguas Nacionais, nomeadamente Ngoya, Fiote, Helelo, Ombangala, Kimbundu, Umbundu, Kicongo, Kwanyama, Nyaneka, Songo, Lunda, Luvale, Cokwe e Nganguela.

Ainda longe de terminar a visita, os estudantes conheceram a Direcção de Informação (DINF), onde o seu director, o jornalista António Capapa esmiuçou o processo de escolha de conteúdos a serem transmitidos. “É aqui onde são seleccionados os materiais que vão ao ar no jornal das 13 e a selecção é feita por notícia de maior destaque” disse.

Já no Canal Internacional, com a calorosa recepção do chefe de produção Daniel Kequeche, os candidatos a comunicólogos tomaram conhecimento de que além da Língua Portuguesa o Canal Internacional emite também nas Línguas Inglesa, Lingala e Francesa.

O canal funciona desde 1977 e a primeira emissão online foi lançada a 5 de Outubro de 2021. O grande desafio é levar o que é de Angola para o resto do mundo abordando temas como a economia, turismo, política, religião, entre outros.

Do Canal Internacional para a Rádio Luanda onde os estudantes foram recebidos pela locutora Maria de Fátima Manuel que explicou o funcionamento da emissora. Os estudantes conheceram os jornalistas Afonso Quintas, director e Paulo Miranda, subdirector.

Da Rádio Luanda para a Rádio 5 onde foram de igual modo recebidos pelo chefe de produção Alexandre Dinis que afirmou que o grande segredo de um comunicólogo é a leitura diária.

A Rádio Nacional de Angola é uma empresa de radiofusão pública que emite a nível nacional e internacional, cujo aniversário é assinalado a 5 de Outubro devido a visita que o 1º presidente de Angola, António Agostinho Neto efectuou em 1977.

Por Cláudia Fula

03 de junho de 2022