servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271

Dia Internacional do Enfermeiro

Início > Notícias > Dia Internacional do Enfermeiro

92 Licenciados em Enfermagem recebem os seus diplomas em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro

.Em alusão ao 12 de Maio, dia internacional do enfermeiro, a Coordenação do Curso de Enfermagem da Universidade Jean Piaget de Angola realizou nas suas instalações, um acto comemorativo que outorgou 92 recém-licenciados, no passado dia 31 de Maio de 2022.

A actividade que teve como lema “Enfermeiros: uma voz para liderar-investir na enfermagem e respeitar os seus direitos para garantir a saúde global”, foi contemplado por dois painéis. O primeiro começou com a aula magna/oração de sapiência do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, M.Sc. Paulo Luvualo que falou sobre “Um novo Enfermeiro para o século XXI” e fez saber que a Enfermagem é uma profissão nobre, e o enfermeiro hoje é aquele que apoia, cuida e cura a sociedade.

Posteriormente, foram homenageados com certificado de honra os membros que pertenceram a Coordenação de Enfermagem entre 2001 a 2018.

Com o seguimento da actividade, foi atribuído o prémio do curso de pós-graduação a três estudantes, nomeadamente, Lela Kamango, Antónia Júlio e Marinela Ngunza, que obtiveram as médias finais mais altas dentre os licenciados.

Lela Kamango, que obteve a média superior em relação as suas colegas, disse que foi uma etapa muito difícil, por ser mãe, trabalhadora, estudante, esposa, mas graças a Deus conseguiu conciliar tudo.

Já no segundo painel, a estudante Marcelina Franco representou os seus colegas recém-licenciados através de uma mensagem, e fez lembrar as dificuldades de transporte porque passaram das várias vezes que tinham que se alimentar de banana assada com bombó e jinguba, e do estresse para o pagamento das mensalidades. Ao finalizar, a recém-licenciada agradeceu a coordenação do curso, aos professores e familiares que muito contribuíram durante o processo da formação.

Na sequência deste painel foram chamados para entregar as os diplomas aos recém-licenciados e atribuição de 31 carteiras profissionais, o Magnífico Reitor, Prof. Doutor Samuel Carlos Victorino, o Decano da Faculdade de Saúde Prof. Doutor Flaviano Za Nzambi, a Coordenadora do Curso M.Sc. Idalina Amaro, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola Prof. MSc. Paulo Luvualo, Dr. Tadeu Chissanguela e o M.Sc. Adão Chimuanje.

Após a entrega os estudantes fizeram o juramento de Florence Nightingale, com velas acessas e as mãos ao ar.

Segundo a Coordenadora do Curso M.Sc. Idalina Amaro, para a universidade este acto é muito importante, porque termina uma missão e mais um grupo de estudantes sai bem formado da UniPiaget para trabalhar com conhecimentos apropriados em qualquer sítio onde requer a profissão.

Para encerrar o acto comemorativo, o Magnífico Reitor Prof. Doutor Samuel Carlos Victorino fez um discurso em agradecimento aos professores, licenciados, convidados e familiares dos recém-licenciados. “As minhas palavras são de parabéns e gratidão a todos que terminaram o curso, a todos os professores que contribuíram para que os estudantes terminassem o curso”. Agradeceu aos pais dos estudantes que souberam dar o necessário suporte aos seus filhos para conseguirem desenvolver o esforço durante muito tempo e alcançarem a Licenciatura. Ao terminar, exortou aos estudantes para serem humanos e exercerem a profissão com responsabilidade, sabedoria, zelo, e honrarem a casa que os formou.

Por: Júlio Paulo

03 de junho de 2022