A EMPRESA DE CONSULTORIA PETROLÍFERA DO PAÍS "PETROANGOLA" E A UNIVERSIDADE JEAN PIAGET, MANIFESTARAM INTERESSE EM ESTREITAR COOPERAÇÃO NOS DOMÍNIOS ACADÉMICOS, PROFISSIONAIS E OUTROS.
A revelação foi feita no âmbito de uma palestra promovida pela coordenação do curso de "pesquisa e produção de petróleo" da Universidade Jean Piaget de Angola, que decorreu no sábado último 14 de dezembro, no auditório 6.06, sob o tema “compreender os factores que influenciam na variação do preço do petróleo a nível nacional e internacional”.
Em autêntica aula magna, o palestrante e também director geral da "PETROANGOLA" Patrício Quingongo, aponta os factores principais que influenciam na variação dos preços do petróleo a nível nacional e internacional. "Posso afirmar que o crescimento económico, eventos geopolíticos e as condições climáticas podem influenciar tanto a demanda, quanto a oferta. Ou seja, um dos principais indicadores do preço do petróleo é a dinâmica da oferta e da demanda do mercado global”, disse o palestrante.
Quingongo afirmou que é importante para nós os académicos aprofundarmos nas pesquisas, com base nas relações que temos com as Universidades, “principalmente com a Piaget que já leciona este curso há quase 20 anos, e é bem visível a sua experiência académica nesta área, por isso estamos bem engajados a tornar mais forte a nossa cooperação, que é um dos nossos principais objetivos" disse.
Para o docente da nossa casa do saber, Engenheiro Pedro Alione, foi propositada a promoção da palestra, porque era necessário que se aproxime a componente teórica à prática "É algo que pelo menos uma vez por mês tentamos fazer, trazer convidados das indústrias que falem das nuances práticas dos temas que temos abordado na sala de aulas”.
Acrescentou que é preciso entender o estado atual do mercado internacional, “e a PETROANGOLA foi a nossa principal opção para tal, tendo em conta a sua natureza (Consultoria Petrolífera)” disse.
Vale salientar que o curso de PESQUISA E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO na Universidade Jean Piaget de Angola já existe há quase 20 anos, e já lançou para o mercado de trabalho figuras como Patrício Quingongo, Director geral da "PETROANGOLA" empresa vocacionada e provedora de informação sobre Petróleo, Gás e Energias Renováveis.