A Faculdade de Humanidades, Artes, Educação e Formação de Professores (FHAEFP) da UniPiaget estreou com as primeiras defesas na modalidade de Relatório Reflexivo do Estágio Supervisionado.
Trata-se de uma nova forma de defesa do Trabalho de Fim de Curso, que substitui a Monografia, e confere o grau de licenciatura em Ensino do Português e Línguas Nacionais.
As defesas tiveram lugar nos dias 29 e 30 de Julho do corrente ano, no Tribunal Simulado desta casa do saber.
A primeira candidata, Antonica Bongo da Costa, apresentou o relatório com o tema A INOBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA 12ª CLASSE (CASO DO LICEU Nº 5106-NEVES E SOUSA) e obteve uma classificação final de 17 valores.
O segundo candidato foi Filipe Santos, tendo apresentado o tema O CONTRIBUTO DOS ESTAGIÁRIOS PARA A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO, com uma classificação final de 16 valores.
José Conda Makwanda, terceiro candidato, apresentou como título do relatório DIFICULDADES DE ESCRITA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, tendo obtido 15 valores.
Presidiram as mesas de júri o Prof. Dr. Julien Zanzala, vice-reitor para a área académica e vida estudantil, Prof. Dr. Paulo Inglês, vice-reitor para investigação e pós-graduação e o Prof. Dr. Matos Enoque.
O Mestre Estêvão Ludi arguiu as defesas dos dois primeiros candidatos, já o Mestre Hélder André foi arguente da terceira, enquanto que o Mestre Luciano Muhongo orientou duas das três defesas e Francisco Kambali foi orientador de uma das três defesas.
De acordo com a coordenação do curso, as problemáticas observadas durante o estágio e práticas pedagógicas levaram os estudantes finalistas a escolherem o tema do seu relatório.
A nova modalidade está contemplada no Regulamento Académico, em que a natureza de cada faculdade pode definir a forma de apresentação de trabalho final.
Lembrar que o Regulamento Académico da UniPiaget, no seu artigo 25º (Trabalho de Fim de Curso), ponto 2, contempla que o Trabalho de Fim de Curso pode ter a forma de monografia, projecto, portefólio ou relatório.
Estiveram presentes no acto da defesa o Magnífico Reitor, a Directora Geral da escola Neves e Sousa e a sua equipa, docentes e estudantes da UniPiaget e demais convidados.
31 de julho de 2024