EVENTO APRESENTA PROJECTOS SOBRE SAÚDE COMUNITÁRIA E TRADIÇÕES CULTURAIS
A Coordenação do Curso de Enfermagem realizou no dia 28 de Junho, uma feira de saúde no campus universitário para demonstrar os resultados finais dos trabalhos dos estudantes.
Segundo a Decana da Faculdade de Ciências da Saúde, Prof.ª Doutora Amélia Da Costa, a feira é parte da unidade curricular Antropossociologia e tem como objectivo apresentar os trabalhos dos alunos do primeiro ano do curso de Enfermagem. Os projectos também visam descrever os hábitos e costumes das comunidades, conhecer as necessidades da população, identificar o conhecimento sobre patologias prevalentes e elaborar planos de educação para a saúde focados na prevenção.
“Os estudantes foram às comunidades pesquisar as doenças mais frequentes, particularmente no Bairro Capalanga, e posteriormente apresentaram os conhecimentos adquiridos sobre as enfermidades dessas populações,” afirmou a decana.
Foram apresentados 23 grupos, cada um com uma temática específica, incluindo chikungunya, malária, obesidade, desnutrição, toxoplasmose, diarreia por Escherichia coli, hepatite A, dengue, ascaridíase, rotavírus, zika vírus, febre tifóide, esquistossomose, febre amarela, entre outras. Alguns grupos também representaram províncias e as suas culturas, como Benguela, Cabinda e Huambo.
A feira contou com a presença do Vice-Reitor para Assuntos Académicos e Vida Estudantil, Prof. Doutor Julien David Zanzala, da Coordenadora do Curso de Enfermagem, Mestre Idalina Amaro, do professor da disciplina de Antropossociologia, Mestre Pedro Magalhães, e do grupo Cristão Católico Promaica, representando a comunidade.
02 de julho de 2024