servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       

DUPLA MARINA CALANDA E MANUEL CAMPOS VENCE A IX EDIÇÃO DO CONCURSO INTERNO DO TRIBUNAL SIMULADO

Início > Notícias > DUPLA MARINA CALANDA E MANUEL CAMPOS VENCE A IX EDIÇÃO DO CONCURSO INTERNO DO TRIBUNAL SIMULADO

COMPETIÇÃO VISA PROMOVER COMPETÊNCIAS JURÍDICAS E ORIENTAR FUTUROS PROFISSIONAIS DE DIREITO

O Centro de Estudos de Direitos Humanos da Unipiaget realizou nos dias 17 e 18 de Junho, a IX Edição 2023/2024 do Concurso Interno do Tribunal Simulado sobre Direitos Humanos, sob o lema “Direitos Humanos por uma melhor concretização das garantias, protecção e dignidade humana”.

O concurso teve como objectivo promover a competência dos estudantes em matéria jurídica relacionada aos direitos humanos, elevar os níveis de conhecimento técnico-científico dos alunos do curso de Direito, e fomentar a cultura jurídica nesse campo. Além disso, busca orientar os participantes na escolha de perfis profissionais nas áreas de Advocacia, Magistratura Judicial e do Ministério Público, funcionando como uma "Prática Forense" para os futuros profissionais de Direito.

O Mestre António Gaspar, Coordenador do Centro de Estudos de Direitos Humanos, destacou um diferencial nesta edição, integração da “Semana dos Direitos Humanos” com consultas gratuitas nas áreas médica (clínica geral, enfermagem, medicina dentária, fisioterapia), psicológica e jurídica, realizadas em 18 de Junho de 2024, no campo de futebol da antiga cadeia dos estrangeiros, no bairro do Capalanca, Município de Viana.

A equipa vencedora, formada por Marina Calanda e Manuel Campos, estudantes do 4.º ano de Direito da opção Jurídico-Forense, foi premiada com isenção de pagamento de propinas por um ano lectivo e outros prémios. Também vai receber total apoio para participar do concurso africano em 2025.

Reconhecendo a importância do concurso no curso de Direito, o Magnífico Reitor da UniPiaget, Prof. Doutor Samuel Carlos Victorino, emitiu uma Ordem de Serviço, datada de 18 de Junho de 2024, criando uma Comissão para Elaboração de Instrumento de Avaliação de Fim de Curso em Direito. Esta nova modalidade alternativa de monografia baseada na experiência do Concurso Interno do Tribunal Simulado, será apresentada no final do curso em equipa, similarmente ao concurso.

O Centro de Estudos de Direitos Humanos e a Comissão organizadora do evento agradecem a todas entidades públicas e privadas que de forma directa e indirecta contribuíram para a realização da Semana de Direitos Humanos e da IX Edição do Concurso Interno Sobre Direitos Humanos.

Agradece especialmente as Faculdades de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais e Humanas, as Coordenações de Medicina, Enfermagem, Medicina Dentária, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Direito, pela prestimosa colaboração e participação.



19 de junho de 2024