servacademicos@unipiaget-angola.org +244 929 815 107
       

OBRA LITERÁRIA “MEMÓRIAS DE UMA KUVALE” LANÇADA NA UNIPIAGET

Início > Notícias > OBRA LITERÁRIA “MEMÓRIAS DE UMA KUVALE” LANÇADA NA UNIPIAGET

A OBRA VENCEU O PRÉMIO SAGRADA ESPERANÇA EDIÇÃO 2022

Foi lançada esta Terça-feira, 20, a mais recente obra literária de autoria do docente universitário desta casa do saber, Professor Doutor Aníbal Simões, que autografou no auditório 5 da Universidade Jean Piaget os primeiros exemplares.

A obra de duzentas páginas, foi editada e publicada pela MAYAMBA EDITORA, e é um retrato vivo do impacto das práticas costumeiras negativas, da aridez do solo e da falta de água, situações vivenciadas pelas mulheres que habitam no deserto do Namibe, ao mesmo tempo que relata o sofrimento das mesmas e a capacidade de resistirem as situações mais adversas.

Aníbal Simões, salientou que o aspecto mais importante da sua obra é a valorização da cultura nacional e resgate dos valores das comunidades angolanas.

“Esta obra é uma obra ficcionada. Penso que o aspecto mais importante é a valorização da cultura nacional. Portanto, é um romance que fiz com o objectivo de resgatar os valores culturais das nossas comunidades e foi com base na realidade das comunidades rurais do Curoca. Fiz uma recreacção estético-literária de uma mulher kuvale, falando dos seus constragimentos, do seu dia-a-dia, até que ela abandona aquela região, e muda-se para Luanda”, explicou o autor.

O Decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestre Dorivaldo Guedes, um dos presentes no acto de lançamento, ressaltou que, mesmo tratando-se de um romance, a obra oferece reflexões bastante necessária, tanto a nível de investigação científica, como em outros.

“Está de parabéns o Prof. Doutor Aníbal Simões, porque podemos aqui considerar que matou dois coelhos com uma só cajadada, pelo que, a obra oferece variados níveis de reflexão”, disse.

A estudante do 3º ano do curso de Ensino do Português e Línguas Nacionais, Ester Diahoha, considerou a obra "um contributo para a cultura geral. Segundo a estudfante, por meio dela, é possível viajar a um Namibe colonial e conhecer parte da cultura do povo kuvale, suas crenças, valores e hábitos, além dos conflitos socio-cultural que enfrentam”.

Aníbal João Ribeiro Simões, é doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho (Braga, Portugal) na área de Psicologia da Educação, é escritor, e membro da União dos Escritores Angolanos.

Conta na sua lista de publicações com “CIMPEMBÚWA”, obra que venceu o prémio Sonangol de Literatura em 1986, “O feitiço da Rama de Abóbora”, que também foi vencedor do mesmo prémio, em 1991.

A sua mais recente criação “Memórias de Kuvale” foi vencedor do prémio Sagrada Esperança que um evento comemorativo inscrito no leque de actividades do Centenário do Nascimento de Agostinho Neto.

21 de fevereiro de 2024