servacademicos@unipiaget-angola.org +244 937 895 271
       

ESTUDANTES DO 2º ANO DE PSICOLOGIA DA UNIPIAGET REALIZARAM VISITA DE ESTUDO AO CENTRO DE REABILITAÇÃO E REINSERÇÃO PARA TOXICODEPENDENTES

Início > Notícias > ESTUDANTES DO 2º ANO DE PSICOLOGIA DA UNIPIAGET REALIZARAM VISITA DE ESTUDO AO CENTRO DE REABILITAÇÃO E REINSERÇÃO PARA TOXICODEPENDENTES

A visita decorreu no âmbito das Disciplinas de “Psicologia Fisiológica I” e “Psicologia do Pensamento II”

Um grupo de estudantes do 2º Ano do Curso de Psicologia da Universidade Jean Piaget de Angola efectuou uma visita de estudo às instalações do Centro de Reabilitação e Reinserção para Toxicodependente-CRRT, localizado na Província do Bengo, no dia 14 de Julho de 2023, no âmbito das Disciplinas de “Psicologia Fisiológica I” e “Psicologia do Pensamento II”, leccionadas pela docente Francisca Branca de Almeida João. O objectivo da actividade foi levar os estudantes a terem contacto directo com uma realidade que aprenderam de forma teórica nas salas de aula.

Para a professora Francisca Branca de Almeida João, foi fundamental que os estudantes observassem como a toxicodependência altera o comportamento do indivíduo, e como a adição de substâncias psicoactivas provocam problemas psicológicos e fisiológicos.

A docente disse ainda que algumas decisões que o indivíduo toma podem ser irreversíveis, afectando não só a sua vida como de toda a família: “A toxicodependência altera o comportamento do indivíduo e algumas decisões tomadas acabam por desviar o curso normal da sua vida, porque pensamentos influenciam comportamentos”.

A visita foi guiada pela chefe do psicotécnico do centro, Dra. Margarida Sebastião, que fez saber como funciona o CRRT: “o centro funciona através de uma equipa multidisciplinar, onde temos psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais. Tratamos pacientes dependentes de drogas desde as bebidas alcoólicas aos comprimidos. Geralmente, ficam internados de 1 a 9 meses ou até mesmo um ano, dependentemente da evolução dos mesmos.

A responsável do psicotécnico do centro, avançou que, por ser o único no país, a instituição tem mais de 3000 pacientes na lista de espera. Actualmente, estão internados no Centro de Reabilitação e Reinserção para Toxicodependentes, inaugurado no dia 3 de Fevereiro de 2018, 62 homens e 10 mulheres.

Por sua vez, o psicólogo clínico do CRRT e por sinal licenciado pela Universidade Jean Piaget de Angola, Basaísa Jacobim, contou a sua experiência em lidar com pacientes toxicodependentes: “Além de sermos formados na área, é necessário ter vocação, devemos estar preparados para ajudar pessoas com esses problemas e realmente está a ser uma tarefa boa, devemos fazer com amor, zelo e até porque a própria formação nos encoraja a ter empatia”.

Já a estudante Ludivina Joaquim mostrou-se feliz pela experiência vivida nesse dia: “Foi uma visita única, conseguimos contemplar a realidade de uma pessoa que encontra refúgio nas drogas e aprendemos diversas terapias que se usam no tratamento desses casos como a terapia ocupacional, aquela que ajuda a ocupar o utente e a melhorar o pensamento, vimos que eles realizam actividades enquadradas nessa terapia como actividades agrícolas, eles próprios fazem o pão que consomem, fazem roupas e exercícios. Também têm a terapia espiritual, emocional, cognitiva comportamental e a do choque para os utentes agressivos”, disse.

Para além de estudantes do 2º Ano de Psicologia, participaram também alguns do 1º Ano do Curso de Fisioteparia.

O Centro de Reabilitação e Reinserção para Toxicodependentes (CRRT) fica situado na Província do Bengo, Município do Dande, Musseque Nda Mulemba. É a primeira instituição pública vocacionada para a desintoxicação, tratamento, reabilitação e reinserção do toxicodependente no seio da família e da sociedade e é Integrado no Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD).



19 de julho de 2023