servacademicos@unipiaget-angola.org +244 945 666 306

Palestra sobre o “Aleitamento Materno’’

Início > Notícias > Palestra sobre o “Aleitamento Materno’’

Realizada pela Faculdade de Ciências da Saúde, no dia 15 de Outubro de 2019, o evento decorreu no anfiteatro Roberto de Almeida e teve início às 9.00 horas.

O palestrante Mário Manuel Delegado, Médico da Nestlé Angola, falou sobre a importância, os benefícios e as precauções a ter em conta durante o período de amamentação. Aconselhou as mães a terem sempre uma alimentação saudável, pois esta tem implicação directa na saúde do bebé. O leite materno é o único elemento em que encontramos componentes que protegem a criança de muitas doenças. Afirmou que só a partir dos 6 meses é que os bebés podem ser alimentados com elementos complementares.

’’Quando não é possível amamentar é essencial a mãe procurar um profissional de saúde ou usar um substituto adequado às necessidades do bebé, deve ser evitado o consumo de alimentos inadequados’’ .

A título de exemplo reforçou que o leite de vaca não modificado e a kissangua, são inadequados para crianças menores de 1 ano, porque contêm elementos como ferro, cobre, vitaminas D, C e E, gorduras de pobre absorção, proteínas, fósforos, cálcio, sódio, que são substâncias que podem causar problemas nutricionais à criança.

A actividade foi encerrada pelo Vice-Reitor, Doutor Rui Brochado, que agradeceu a promoção de evento ao Vice Decano da Faculdade de Saúde, à Coordenação do curso de Enfermagem, à Nestlé, a todos os presentes, e em especial aos estudantes, referindo que eles são a “razão de ser” da nossa Universidade. Afirmou, ainda, que o papel da Universidade não é só leccionar a matéria, mas também o diálogo e as actividades que ajudam a preparar os jovens para a vida profissional e para a sociedade.

17 de outubro de 2019